Este é outro processo fundamental para entrega de um bom produto final. Empresas responsáveis efetuam testes ao longo de todos os processos e obviamente, após ter o produto acabado. Estes testes devem seguir critérios/normas nacionais e internacionais, serem feitos por profissionais qualificados e com instrumentos de precisão. Quanto mais rigorosos forem estes testes, menor o risco para os clientes, que possuirão a garantia de estar com o produto certo.
Para entregar produtos do mais alto padrão, a RCM se preocupa com todos os detalhes que envolvem a produção:
- Selecionando matérias primas (cobre, PVC, HEPR) sempre de alta pureza e procedência
- Usando equipamentos de alta tecnologia, devidamente calibrados e inspecionados
- Tendo uma equipe treinada e engajada para executar os processos com excelência
- Possuindo laboratório próprio e totalmente integrado a fábrica, com profissionais capacitados
- Testando e auditando todas as etapas da produção
- Realizando inspeções periódicas, atestadas por auditores externos de empresas reconhecidas
A RCM possui um laboratório interno completo, podendo assim fazer todos os testes com frequencia e garantindo a qualidade em todos os lotes.
Testes
Abaixo temos uma lista de testes que realizamos e que são fundamentais para garantir a qualidade dos nossos produtos. Além deles, nossa quipe de qualidade se preocupa com a calibração e a troca de ferramentas em todos os equipamentos da empresa.
Teste de alongamento e tração a ruptura
Realiza-se um ensaio com ou sem envelhecimento, exercendo uma tração na amostra do PVC (ou outro material isolante). Este teste também é executado separadamente no cobre, realizado a cada ciclo longo de produção (1 ano ou mais).
Ensaio de resistência elétrica
Utilizamos um equipamento chamado microhmímetro que mede a resistência elétrica por quilômetro. Cada bitola possui um valor estabelecido em norma, sendo realizado em 100% dos lotes.
Ensaios dimensionais sobre isolação e cobertura
Neste ensaio é utilizado um equipamento chamado projetor de perfil para verificar a centralização e a espessura do material isolante/cobertura, onde deve atender valores médios e mínimos normatizados, sendo realizado em todos os lotes.
Ensaio de tensão elétrica
O equipamento utilizado neste ensaio é o HIPOT (fonte de alta tensão) para aplicar uma alta tensão especificada na norma aplicável ao cabo testado durante 5 minutos. Este ensaio também é feito em todos os lotes.
Ensaio de resistência de isolamento
Com auxílio de um equipamento chamado megômetro, é medida a resistência ôhmica da isolação do cabo a fim de testar a uniformidade da resistência, prevenindo assim choques elétricos. Também executamos este ensaio em todos os lotes.
Ensaio de índice de oxigênio
É aplicado nos cabos flexíveis, rígidos, sólidos e ATOX, periodicamente em ciclos longos, em média de 2 anos.
Ensaio de queima vertical
Também conhecido como teste de não propagação de chamas, é aplicado uma única vez (certificação inicial) nos cabos flexíveis, rígidos e sólidos. Já nos cabos ATOX este teste é feito periodicamente em ciclos longos, em média de 2 anos.
Ensaio de centelhamento (SPARKTEST)
Utiliza-se um equipamento que aplica alta tensão elétrica (conforme a bitola) após a extrusão do cabo para verificar se existe falha de isolação, sendo realizado em 100% dos lotes.